Artigo: O imbatível Exército de Caxias, o garantidor de nosso Brasil

In Artigosby General GirãoDeixar um Comentário

COMPARTILHAR:

Hoje, 19 de abril, comemoramos o dia do Exército Brasileiro. A data remonta à Batalha dos Guararapes, ocorrida há 373 anos, quando, a fusão de três etnias – branca, negra e índia – e suas miscigenações, consolidou um Exército de Patriotas, em defesa do solo sagrado contra o invasor estrangeiro. Ali foi forjado o sentimento da nacionalidade brasileira, irmanadas e ombreadas, as três raças, sob o comando dos “Heróis da Pátria” consolidaram o sentido de Pátria.

Nosso Exército participou da defesa intransigente da unidade nacional, na pacificação das revoltas internas e na guerra de independência. Vitorioso nas Campanhas do Prata, traçou páginas de heroísmo ao combater em solo italiano a tirania, em defesa da democracia e da liberdade, para restabelecer a paz e a liberdade mundial.

O Exército de Caxias, nunca vencido, tão identificado ao princípio da unidade nacional, é o fiador de nossa soberania, ontem como hoje, serviu de sustentáculo à democracia. Caxias, a espada do Império, nos legou a fidelidade aos princípios de liberdade e democracia. Essa atitude de vigilância democrática e esse amor às nossas tradições, outorgam ao Exército a confiança do povo brasileiro e os mais altos índices de credibilidade institucional.

Muito me orgulha em pertencer a essa Instituição e nela ter permanecido na ativa por 36 anos.

Da inóspita região da caatinga, onde nasci, me criei e trabalhei, à imensidão da Amazônia, onde tive a oportunidade de servir em diversas funções, as experiências adquiridas foram corolário da minha carreira militar. A ascensão ao Generalato foi pautada no primado da hierarquia e da disciplina e sempre fiel ao juramento, perante a Bandeira Brasileira, de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida.

O Exército Brasileiro é motivo de orgulho para cada um de nós brasileiros, a espada invicta de Caxias é o símbolo sagrado da nossa unidade nacional, é a chama da jubilosa efervescência do ideal democrático e de liberdade.

Em mais um dia de lembranças, a palavra que podemos proferir é: Obrigado meu Exército pelos dias e noites de vida e ensinamentos. Foram erros e acertos que nos levaram aos dias de hoje, quando carregamos uma nova “Mochila”, como deputado federal. As missões se sucedem, mas certamente a base adquirida e a família construída servem de solidez para o futuro. Assim, Deus nos ajude e mantenha firmes na defesa da Pátria e de nossos princípios e valores.

“Aos melhores, as missões mais difíceis”

General Girão
Deputado Federal PSL-RN

Leave a Comment