QUEM SOU
Eliéser Girão Monteiro Filho
Natural de Fortaleza – CE, nasceu em 08 de maio de 1955. Casado com Graça Girão, com quem tem três filhos: Rodrigo, Mariana e Paulo Eduardo.
Iniciou sua carreira militar em fevereiro de 1973, ao ingressar no Exército. Em dezembro de 1976, graduou-se como bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), quando foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria.
Permaneceu na ativa do Exército Brasileiro por 36 anos, servindo no Brasil e no exterior. Em março de 2009, foi para a reserva, a pedido, e assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Roraima, onde permaneceu até fevereiro de 2012, sendo nomeado Secretário de Cidadania e Justiça.
Em 2014 recebeu convite para assumir a Secretaria de Segurança Pública, desta vez no Estado do Rio Grande do Norte. Foi o responsável por comandar a segurança durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em Natal, considerada a melhor cidade sede de acordo com pesquisa efetuada pela FIFA.
Entre janeiro de 2017 a março de 2018, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito em Mossoró–RN.
Em 2018 foi eleito deputado federal pelo PSL do Rio Grande do Norte com 81.640 votos, tendo assumido ao primeiro mandato em 01 de fevereiro de 2019. O General Girão e se tornou membro ativo de diversas comissões legislativas, sendo titular na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Crise na Fronteira da Venezuela com o Brasil, da Subcomissão Permanente Indústria Nacional, da Subcomissão Permanente Sobre Políticas Migratórias, da Subcomissão Especial das Fronteiras e participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou práticas ilícitas no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em 2022, já tendo migrado para o Partido Liberal (PL), o General Girão foi reeleito com 76.698 votos pelo Rio Grande do Norte. Atualmente, o parlamentar potiguar é vice-líder do Partido na Câmara dos Deputados e ocupa a 1ª Vice-presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Também é suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, bem como da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Girão é, ainda, presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido e da Frente Parlamentar em Prol da Duplicação da BR-304.
CURSOS NO EXÉRCITO
Ao longo dos 36 anos na carreira militar, o General Girão concluiu todos os cursos exigidos para a plenitude da carreira de oficial do Exército Brasileiro. Fez o curso de aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Infantaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, ainda quando era capitão.
Como Oficial Superior fez os Cursos de Comando e Estado-Maior do Exército e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME.
É graduado em Operações na Selva, Básico Paraquedista; Mestre de Salto, Mestre de Carregamento e Curso de Operações na Caatinga, todos operacionais.
Atuou como instrutor nos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Oficiais da ativa e da reserva.
CARREIRA MILITAR
No exercício da vida militar cumpriu missões especificas em unidades de Infantaria. Foi comandante da Companhia de Comando de Brigada e de Oficial de Estado-Maior de Batalhão e de Brigada em Recife-PE. Destacou-se nas Tropas Paraquedista, de Selva e Infantaria Motorizada.
Entre os anos de 1996 a 1999 serviu como Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República, em Brasília-DF. Nos dois anos subsequentes comandou o 7º Batalhão de Infantaria de Selva – 7º BIS, no estado de Roraima.
Deixou o comando do Batalhão em Roraima para assumir o cargo diplomático de adido militar em Varsóvia, na Polônia. Durante esse período, ministrou palestras em várias instituições de ensino – civis e militares – sobre o papel das Forças Armadas no Brasil, especialmente na região Amazônica.
Ao retornar ao Brasil, exerceu a função de Subcomandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, nos anos de 2005 e 2006.
A promoção ao posto de General de Brigada ocorreu em 2007. Na época, comandou a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Roraima, até meados de 2008.
Deixou o posto para retornar a Brasília e exercer o cargo de Diretor de Transporte e de Mobilização do Comando Logístico do Exército e Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do mesmo comando logístico até 2009, quando, a pedido, foi para a reserva.
CARGOS PÚBLICOS
Ao deixar o Exército, em 31 de março de 2009, o General Girão, foi convidado para ser o Secretário de Segurança Pública de Roraima, onde permaneceu até fevereiro de 2012. Na época, como exercia grande liderança junto ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (CONSESP), idealizou a criação de Câmaras Temáticas para estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça. A ideia era garantir mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações da segurança pública em todo o País.
Em 2012, ainda em Roraima, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania. Na oportunidade, foi eleito presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, até julho de 2013. No cargo, criou e executou campanhas para a prevenção ao uso de drogas No ano seguinte, deixou o estado de Roraima e assumiu a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Rio Grande do Norte. Foi o responsável pela segurança durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. Natal foi uma das sedes e, de acordo com pesquisa feita pela própria FIFA, foi considerada a melhor cidade sede no Brasil. Durante o período em que esteve à frente da Pasta, presidiu o Conselho Estadual de Enfrentamento às Drogas.
Entre janeiro de 2017 a março de 2018, foi Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito do município de Mossoró-RN. Deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, tendo sido eleito com mais de 81 mil votos.
O General Girão teve todas as suas contas aprovadas, sem qualquer restrição, junto aos órgãos de controle interno e externo, tanto nos cargos em que foi ordenador de despesas, enquanto oficial do Exército e Comandante de Unidades Militares, como nas secretarias em que foi titular.
COMISSÕES
- Segurança pública e Combate ao crime organizado
- Relações exteriores e defesa nacional
- Frente parlamentar Mista em prol do Semi-árido
- Comissão especial de acompanhamento da Crise migratória da Venezuela no Brasil
- CPI do BNDES
Congresso
Acompanhe aqui a galeria de
fotos do congresso
História
Acompanhe aqui a galeria
de fotos da trajetória do general
Agenda RN
Acompanhe aqui a galeria de fotos
da agenda RN