Notícia: General Girão cumpre agenda com ministro do Turismo em Natal

In Notíciasby Rodrigo MakerDeixar um Comentário

COMPARTILHAR:

O ministro do Turismo, Gilson Machado, esteve cumprindo agenda na capital potiguar nesta segunda-feira (12) e, na programação, visitou o Complexo Cultural da Rampa, o Forte dos Reis Magos e inaugurou a restauração do Antigo Armazém Real da Capitania. O deputado federal General Girão participou da agenda ao lado do ministro e ressaltou a importância dos investimentos do Governo Federal em prol do turismo no Estado. Além do parlamentar federal, também acompanharam a agenda do ministro do Turismo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, bem como os deputados federais Benes Leocádio e Carla Dickson e representantes do trade turístico.

O primeiro espaço a ser visitado foi o Complexo Cultural da Rampa, composto pelo Museu da Rampa e pelo Memorial do Aviador, que contempla áreas comuns, deck e dois píeres para contemplação. Ambos os prédios estão com obras concluídas , restando apenas alguns retoques. O valor total da obra, localizada no bairro de Santos Reis, zona Leste de Natal, é de R$ 8,2 milhões, sendo pouco mais de R$ 5 milhões de recursos provenientes do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo. Em seguida, a comitiva se deslocou para a Fortaleza dos Reis Magos para verificar o andamento das obras.

No início da tarde, o ministro Gilson Machado inaugurou, junto com a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e do General Girão, a restauração do Antigo Armazém Real da Capitania. A obra foi executada com investimentos do Iphan e resgata os valores históricos e arquitetônicos da edificação e da própria cidade. “Essa é uma característica do nosso governo: os recursos ficam no Brasil e voltam em benefícios para o nosso povo”, afirmou o ministro do Turismo.

O deputado federal General Girão ressaltou a importância destes equipamentos para o turismo da capital. “Essa visita e esse apoio ao Estado do RN demonstra o compromisso do Presidente Bolsonaro com o potiguar. Bem como o nosso, deputados federais, que estamos presentes e fiscalizando o que tem sido feito, uma vez que o Governo do Estado é apenas ou quase totalmente um ‘executante’. Aliás, pela demora nas obras, um péssimo executante. O Forte dos Reis Magos e a Rampa, por exemplo, são equipamentos que contam a história do povo potiguar. Por isso, precisam estar sempre em funcionamento para alavancar o nosso turismo e fazer com que os turistas que nos visitam levem um pouco da nossa história e da nossa cultura. No Forte dos Reis Magos, observamos que o local já deveria ter sido entregue para visitação há tempos. O potiguar e os turistas merecem poder visitar uma das obras mais importantes para a história do Brasil e do nosso Estado”, pontuou o parlamentar.

O General Girão também lamentou que a governadora Fátima Bezerra tenha entregue um plano para criação de um espaço de festas ao lado do Forte, sem consultar o Município do Natal nem os setores produtivos do turismo. “Não se deve governar sem ouvir os principais atores do setor. Bem, pelo menos essa é uma regra democrática”, completou, acrescentando que ficou feliz ao seu anunciado pela presidente do IPHAN que o professor Diógenes da Cunha Lima foi convidado e aceitou ser Conselheiro do órgão. “Muito nos orgulha ter um potiguar integrando este importante órgão federal, responsável por cuidar de nosso patrimônio histórico”, disse o parlamentar.

Ao final da evento no Armazém, a comitiva recebeu exemplares autografados do livro “Caminhos de Natal”, da arquiteta Jeanne Neri.

Leave a Comment