Presidente da Frente Parlamentar Mista do Semiárido, o deputado federal General Girão participou, juntamente com outros deputados e senadores que compõem a Frente, de reunião na Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) para tratar, dentre outros assuntos, sobre a geração de energia limpa no semiárido. O encontro realizado após o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre a Frente e a Confederação serviu para debater questões de infraestrutura, uma das balizas do Pentágono da Segurança, o sistema que vai orientar as ações da Frente: da segurança alimentar à jurídica, da segurança econômica à energética, da segurança na saúde à segurança logística, da segurança educacional à econômica, e que se dividem em 5 temas: infraestrutura, social, pública, jurídica e alimentar.
A independência econômica do homem do campo é palavra de ordem no debate sobre a infraestrutura para o semiárido. E ela só é possível quando estes agricultores podem gerar a sua própria energia de forma limpa e com baixo custo. Assim, a produção é garantida e é possível oferecer um produto mais competitivo na hora de ser comercializado.
A Frente objetiva mudar o cenário desta região historicamente marcada pelo fenômeno da seca, levando investimentos, programas de produção e ampliação da geração de energia. O impacto da inovação na matriz energética, impulsionando a geração de energia eólica e solar, é fundamental para efetivar transformações socioeconômicas e ambientais profundas, capazes de fazer a diferença na vida de milhares de agricultores familiares
O deputado federal General Girão, como presidente da Frente, reafirmou que a segurança é um conceito de grande amplitude, e que se constitui em alicerce imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de qualquer grupo populacional. Girão revelou que a lista de apoio de parlamentares já tem 170 nomes, o que é muito significativo, pois será o suporte deste movimento que busca aproveitar todo o potencial na produção de energia do semiárido, gerando segurança na sua infraestrutura energética.
Também presente à reunião, o deputado federal e ministro da Cidadania, João Roma, após ouvir algumas colocações do General Girão, lembrou que este verdadeiro impulso econômico para o semiárido está em sintonia com o movimento global pela energia sustentável, que afirma que acelerar esta transformação é uma necessidade urgente. Em seu entender, o que está sendo esperado para daqui 40 anos, precisa ser conquistado em uma década.
Depois de uma apresentação da CONAFER e das colocações de outros parlamentares, foi mostrado um sistema de internet móvel que pode ser instalado em qualquer parte do território brasileiro, com a grande vantagem de possuir baterias solares, viabilizando a sua operacionalidade, ou seja, tudo para estabelecer uma nova conexão com o semiárido nordestino.