O deputado federal reeleito General Girão (PL-RN) foi diplomado na tarde desta segunda-feira (19) durante solenidade promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Neste pleito de 2022, o parlamentar federal foi reeleito com o voto de 76.698 potiguares.
“A diplomação da nossa reeleição nos deixa conscientes de que a política correta e diferenciada que decidimos fazer em 2019 foi reconhecida pela população. Lamentamos, entretanto, que as eleições brasileiras continuem sem garantir ao eleitor a transparência que lhe é devida. Isso nos deixa tristes. Por isso, lamento dizer que não há muito o que comemorar no processo eleitoral de 2022 por conta dessa ‘teimosia’ inaceitável das autoridades que fazem a Justiça Eleitoral do país em não aceitarem que o voto fosse feito auditável de outra maneira que não eletronicamente. Mesmo assim, espero continuar por mais um mandato trabalhando em prol de quem está potiguarizando, consciente e de forma correta e diferenciada”, pontua o General Girão.
BIOGRAFIA
Natural de Fortaleza/CE, nasceu em 08 de maio de 1955. Casado e pai de três filhos, iniciou sua carreira militar em fevereiro de 1973, ao ingressar no Exército. Em dezembro de 1976, graduou-se como bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), quando foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria.
Permaneceu na ativa do Exército Brasileiro por 36 anos, servindo no Brasil e no exterior. Em março de 2009, foi para a reserva, a pedido, e assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Roraima, onde permaneceu até fevereiro de 2012, sendo nomeado Secretário de Cidadania e Justiça.
Em 2014 recebeu convite para assumir a Secretaria de Segurança Pública, desta vez no Estado do Rio Grande do Norte. Foi o responsável por comandar a segurança durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em Natal, considerada a melhor cidade sede de acordo com pesquisa efetuada pela FIFA.
Entre janeiro de 2017 a março de 2018, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito em Mossoró–RN.
Em 2018 foi eleito deputado federal pelo PSL do Rio Grande do Norte com 81.640 votos e, agora, em 2022, reeleito pelo Partido Liberal (PL).