Em Parnamirim, Bolsonaro inaugura Estação Cajupiranga

In Notíciasby Rodrigo MakerDeixar um Comentário

COMPARTILHAR:

Em sua quarta passagem pelo Rio Grande do Norte como Presidente da República, Jair Bolsonaro esteve, nesta quarta-feira (30), no município de Parnamirim/RN para inaugurar a Estação Cajupiranga, que integra a Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Ao todo, a União vai investir R$ 90,7 milhões na malha férrea no Rio Grande do Norte. Antes do evento, o presidente foi recepcionado por apoiadores ao desembarcar na Base Aérea e participou de uma motociata. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o ministro das Comunicações, Fábio Faria e o deputado federal General Girão integraram a comitiva do presidente.

A Inauguração da Estação Cajupiranga marca a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da linha férrea da Grande Natal. Atualmente, a CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 56,6 quilômetros de linhas férreas e 23 estações.

O presidente ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos. “O nosso governo está investindo em obras por todo o Brasil e também no Rio Grande, enquanto que, em gestões anteriores, do mesmo partido que governa este estado, enviavam dinheiro para fora do país e roubavam os nossos cofres”, afirmou Bolsonaro.

“A vantagem do trem em relação a outros meios de transporte público é que ele tem regularidade, o horário é cumprido integralmente. Você tem segurança, conforto e, sobretudo, uma economia de tempo que se reflete na melhoria da qualidade de vida. Isso vai significar um vetor de desenvolvimento e de integração para a Região Metropolitana de Natal”, destacou o ministro Rogério Marinho.

O General Girão falou sobre o compromisso do Governo Federal em concluir as obras em curso. “A Estação Cajupiranga é mais uma obra do Governo Bolsonaro para beneficiar o povo do Rio Grande do Norte. O Ministério do Desenvolvimento Regional tem realizado obras importantes, que estão tirando o nosso Estado do atraso em que se encontrava. Nunca se fez tanto pelo Rio Grande do Norte. Durante a visita dessa quarta-feira, o povo potiguar demonstrou o seu carinho e o seu apoio ao nosso Presidente Bolsonaro. O povo potiguar está do lado certo”, pontuou o deputado federal.

Esta é a quarta vez que o presidente Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte. Das quatro, três foram no município de Mossoró, com paradas não-programadas em Upanema, Baraúna e Dix-Sept Rosado, e, agora, em Parnamirim.

LINHA ROXA
A construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal, que ligará a Região Metropolitana de Natal aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz. As obras estão 43% concluídas.

Com a construção das Linhas Branca e Roxa, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País – atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. As obras no Rio Grande do Norte fazem parte de um conjunto de repasses feitos pelo MDR à CBTU, que incluíram também as operações nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa (PB) e de Recife (PE). Esta foi a primeira vez, em quase 40 anos, que a União fez investimentos em ampliação e modernização nos sistemas da CBTU nesse porte.

Leave a Comment