O Deputado Federal General Girão participou virtualmente de uma reunião com os presidentes de associações da reforma agrária e agricultura familiar do estado. O encontro, realizado na última segunda-feira (27), contou com a presença de lideranças de 23 municípios que, somados, representam aproximadamente 6 mil famílias assentadas.
Durante a reunião, os líderes destacaram as necessidades emergentes, solicitando o apoio do Deputado General Girão para a destinação de emendas parlamentares. Tenho orgulho de ter sido o único Deputado Federal que identificou o estado de abandono e maus tratos que esses valorosos produtores rurais se encontravam sob a tutela do bando do MST. Eles nos trouxeram reivindicações sobre demandas para a Frente Parlamentar do Semiárido e, ainda, solicitações de emendas para aquisição de máquinas, poços e equipamentos para o desenvolvimento da produção no RN”, afirmou o parlamentar que integra a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido.
Para o Deputado, esse diálogo é fundamental para o crescimento do setor no Brasil. ” Agradeço a confiança em nós depositada, pela troca de experiências e aos representantes do nosso Gabinete Natal que os receberam para este momento tão enriquecidor. Nosso objetivo maior sempre foi e continuará sendo apoiar quem está “potiguarizando”, destacou o parlamentar, reafirmando seu compromisso com o setor.
Líder do movimento estadual para o desenvolvimento da reforma agrária e da agricultura familiar do RN, Allan Helcias de Medeiros, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com o apoio do parlamentar. “Jamais um deputado federal havia convocado a classe dos pequenos produtores para discutir sobre recursos para impulsionar a produção, o desenvolvimento e proporcionar melhores condições de vida em nossas comunidades. O General Girão, desde 2020, tem possibilitando dezenas de perfurações de poços, instalação de dessalinizadores, fornecimento de tratores com implementos agrícolas, kits de irrigação e antenas com sinal de internet. Também enviou emendas ao INCRA para custeio do módulo de titulação, regularização fundiária e apoio às famílias em assentamentos”, informou Allan.
Ele ressalta que o General Girão também contribuiu para a construção da central de comercialização da reforma agrária na capital, impulsionando as vendas da produção dos assentamentos. Destacam-se também a doação de uma ambulância para o assentamento Maisa, o maior do Brasil em Mossoró, a reforma de quadras esportivas, pavimentação e a implementação de energia solar para fortalecer a produção e os poços de abastecimento comunitários.
“Os recursos futuros incluem veículos refrigerados para transporte e comercialização da produção, máquinas agrícolas, agroindústrias para beneficiamento de frutas, produção de polpas, frutas desidratadas, massas e outros alimentos. Essas iniciativas visam não apenas atender ao mercado com alimentos de qualidade, mas também gerar emprego, renda e proporcionar dignidade às famílias do campo, promovendo a independência financeira de homens e mulheres”, concluiu o representante dos assentados.