O deputado federal General Girão (PL-RN), integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira (26) uma moção de repúdio contra a Primeira-Dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva (Janja). A ação foi motivada por declarações feitas por Janja durante o painel “Cria G20”, no evento “G20 Social”, realizado em 16 de novembro, em que ela proferiu um insulto contra o empresário Elon Musk, futuro secretário de governo dos Estados Unidos.
O parlamentar destacou que a Comissão tem o dever de zelar pela imagem do Brasil no cenário internacional e lamentou o comportamento da Primeira-Dama, classificando como “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais de relevância global”. “O uso de expressões vulgares, como o lamentável ‘fuck you’ dirigido ao Elon Musk, é um vexame que compromete a política externa brasileira e não pode ser ignorado”, afirmou General Girão.
O episódio repercutiu na mídia nacional e internacional, sendo noticiado por veículos como Bloomberg, Reuters, BBC News, USA Today, Deutsche Welle e Le Figaro, entre outros, e gerou críticas sobre o impacto diplomático da postura adotada pela Primeira-Dama.